Compilado //build/ 2014 para desenvolvedores

build//Build/ 2014 aconteceu no Moscone Center, em San Francisco, entre os dias 2 e 4 de abril, caso você não saiba, é uma conferência voltada para desenvolvedores organizada pela Microsoft, criada para substituir o PDC (Professional Developers Conference) onde sua primeira edição em 2011 mostrou ao mundo o Windows 8 com sua interface “metro” e a disponibilização de uma versão preview.

Um evento com intuito de abordar muitas das tecnologias Microsoft e seus produtos, mantendo o foco em Windows, Windows Azure, Windows Phone, Visual Studio, Windows Server e muito mais.

A edição deste ano foi repleta de novidades para nós desenvolvedores, muitas delas sobre Windows Phone 8.1, tendo como estrela principal a Cortana, um assistente de voz pessoal, algo parecido com o que já é oferecido no Android com o Google Now e no IOS com o Siri, porem com muitos recursos inovadores, além disso, tivemos algumas melhoras no Windows 8, no caso, um update com algumas correções e novidades que facilitam a navegação entre tablet/computador.

Sabemos que algumas mudança estavam para acontecer no C# , tanto na linguagem, quanto em seu compilador, mas não tínhamos de fato uma noção de como seriam estas mudanças. Começando pelo compilador cujo o codinome do projeto é Rosyln, onde o compilador foi totalmente reescrito em C# e passou a ser um projeto open-source sobre licença Apache 2. Já é possível acessarmos a versão preview deste compilador e conhecer algumas novidades do C#, veja mais informações no site oficial do projeto. Já estão disponíveis no Channel9 muitos vídeos do evento, um deles anunciando as novidades tanto do compilador, quanto do C#, denominado “The future of C#”.

Um fato interessante é que justamente algumas das novidades que estão aparecendo no C# são sugestões da comunidade, através do visualstudio.uservoice.com é possível você fornecer sugestões de maneira simples e ver se boa parte dos usuários compartilham do mesmo pensamento que você, onde estás features sugeridas podem ser implementadas nós próximos updates, como foi o caso da inicialização de  propriedades automáticas, sugerida neste thread:

Vou deixar abaixo um compilado de links de vídeos do evento, em muitos deles é possível habilitar uma legenda, espero que gostem :)

Caso queira ver o vídeo de todas as sessões que ocorreram neste evento, acessem a página oficial do Channel9 clicando aqui.